Os 60 aprovados no processo seletivo participaram da travessia Espraiado-Tomascar
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou na sexta-feira (14/04) mais um treinamento para os 60 aprovados no Processo Seletivo Simplificado para guarda-vidas. O ponto escolhido foi a travessia Espraiado-Tomascar.
“Eles estão sendo capacitados com bastante treinamento físico e técnicas no mar. Essa semana realizaram a travessia Espraiado x Tomascar como um teste de resistência. As atividades vão prepará-los com objetivo de prestar o melhor serviço aos banhistas”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt.
Além da parte teórica, o curso conta com atividades práticas incluindo exercícios físicos, instruções no mar e simulações de salvamento.
Os novos profissionais foram aprovados na seleção aberta em janeiro para preenchimento de 76 vagas para atendimento das necessidades operacionais das ações de prevenção e salvamento marítimo.
Além dos guardas-vidas, também foram abertas seis vagas para professores de educação física, duas para fisioterapeutas e oito para monitores de treinamento.
Atuações na orla da cidade
Os guarda-vidas da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil trabalham diariamente nos 30 postos espalhados pelos 46 quilômetros de orla. Os agentes também atuam por meio de rondas com auxílio de viaturas e quadriciclos com foco na segurança e na prevenção de banhistas.
As equipes realizam trabalho de conscientização para prevenir afogamentos e sobre a necessidade de respeito às sinalizações com bandeiras nas praias nas áreas onde o banho de mar deve ser evitado
Sobre a Travessia
A trilha tem nível difícil de dificuldade com 16 quilômetros de ida e volta, com subidas íngremes. A travessia Espraiado-Tomascar é um dos percursos mais belos das trilhas da cidade e faz parte do Circuito Ecológico Caminhos de Maricá, com caminho pelo Vale de São Francisco até o vilarejo de Tomascar, localizado no município de Rio Bonito.
Fonte: SECOM Maricá