Macuco: Desenvolvimento Social e Casa da Criança e do Adolescente unidas

Macuco recebeu o Programa de Prevenção da Casa da Criança e do Adolescente, representada pela psicopedagoga Márcia de Almeida e advogado Igor Campos, que conduziram uma esclarecedora Roda de Conversa sobre ‘Violência Doméstica e Familiar’, abordando temas cruciais como identificação de situações de violência, canais de notificação e denúncia, direitos e deveres respaldados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Rede do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), Comunicação Não-Violenta (CNV) e Cultura de Paz.

A instituição localizada em Nova Friburgo atua sem fins lucrativos e vem despendendo seus esforços para promover, prevenir e proteger crianças e adolescentes vítimas de quaisquer formas de violência, bem como aqueles que se encontrem em situações de risco e vulnerabilidade social. Com uma missão nobre de acolher e oferecer atendimento confidencial, tanto para os jovens quanto para suas famílias, a instituição age em consonância com os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, visando um ambiente seguro e saudável para os mais jovens.

Dentre os projetos exemplares da instituição, destacam-se o Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente (NACA), o ‘Cuidar’ e o ‘Programa Evoluir, iniciativas focadas em receber demandas, avaliar casos, fornecer acompanhamento personalizado e fazer encaminhamentos apropriados. Atuando gratuitamente na Região Serrana, a entidade solidificou parceria com Macuco, onde a recente Roda de Conversa reuniu a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e do Conselho Tutelar, além de candidatos ao Conselho Tutelar, ampliando diálogos e conscientizações sobre a problemática da violência doméstica e familiar no município.

“Essa visita foi um passo significativo na construção de uma comunidade mais informada e atenta às necessidades de crianças e adolescentes. Através do compartilhamento desse conhecimento e experiência, espera-se que a conscientização sobre a importância de identificar, denunciar e prevenir a violência doméstica e familiar seja ampliada, contribuindo para um futuro mais seguro e saudável para a juventude macuquense”, crê a secretária e assistente social Madalena Bard.

Fonte: Prefeitura

Macuco: Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast