As lousas serão recebidas, neste primeiro momento, por escolas do Ensino Fundamental, mas o objetivo é levar a tecnologia a todas as unidades. A tela interativa possui facilidades como acesso à internet e possibilidade de baixar aplicativos, tornando as aulas mais atrativas.
“Estamos felizes em avançarmos em alguns pontos, apesar de saber que ainda há muito a ser feito. A ideia é que as lousas digitais sejam levadas para todas as escolas, trazendo a tecnologia como uma grande aliada da educação. Além disso, estamos oferecendo mais independência às escolas, com o Programa Dinheiro Direto na Escola, facilitando ações de manutenção e melhoria da infraestrutura. Estamos trabalhando também para começarmos a construção de novas unidades”, informou Welberth.
As escolas também estão recebendo um celular que facilitará o dia a dia da comunicação com os pais e responsáveis. O aparelho vem com o aplicativo SOS Escola instalado. O app realiza comunicação direta com a Central de Segurança ligada à Guarda Municipal e deve ser acionado em situações emergenciais, com objetivo de oferecer uma rápida resposta no deslocamento de equipes até a unidade.
“Gostaria de parabenizar os técnicos e programadores da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, responsáveis pelo desenvolvimento deste software que permite o acionamento rápido, com envio automático da geolocalização. É uma ferramenta, acima de tudo, de cuidado”, ressaltou o prefeito.
A reunião abordou ainda um panorama da Educação e o cronograma com eventos e ações previstas ainda para este ano. “Estamos atuando para construir uma educação mais tecnológica e atrativa. A lousa digital, os computadores, projetores, tudo isso é para que as escolas possam explorar ao máximo a tecnologia, utilizando esses recursos a favor do processo de aprendizagem”, declarou a secretária de Educação, Leandra Lopes.