Elon Musk sobe o tom contra Moraes e X pode ser banido no Brasil

“Por que você exige tanta censura, Alexandre?” Elon Musk, dono do X, pediu o impeachment do ministro e disse que vai reativar todas as contas proibidas pelo STF — mesmo que isso custe o fechamento da plataforma no Brasil.
Se isso se confirmar, uma lista de empresários, jornalistas, ex-deputados e influenciadores — de direita, em sua maioria — vão ter os seus perfis liberados para os usuários brasileiros.
(Imagem: X | Reprodução)
Musk foi com tudo. As críticas a Moraes, chamado até de “Darth Vader do Brasil”, são o assunto mais comentado pelo empresário no seu perfil do X — com quase 180M de seguidores —, fazendo a situação ganhar relevância global.
Além de ser estrangeiro e não poder ser alvo de um mandado de prisão do STF, Musk é dono da plataforma que concentra a maior parte do debate público no Brasil e no mundo e dono de uma fortuna de quase US$ 200 bilhões.
Como já aconteceu outras vezes, o dono do X não deixa de falar o que pensa, mesmo que isso signifique pagar multas e sofrer restrições. Na defesa da liberdade de expressão, Musk bate na tecla de que “princípios valem mais que dinheiro”.

O que deu o start nas farpas 🔥

Twitter Files. No final da semana passada, um jornalista americano publicou um dossiê de arquivos mostrando como o STF, TSE e autoridades do Judiciário brasileiro pressionaram o X a derrubar perfis e publicações.
Toda essa movimentação aconteceu durante as últimas eleições presidenciais, quando a rede ainda chamava Twitter — antes de Musk comprar a plataforma.
“Ameaça à democracia do Brasil.” Os documentos mostram como juízes tentaram ter acesso a dados privados de usuários brasileiros e informações internas da própria rede social.
  • Uma lista chegou a ser formulada com as pessoas que postaram “hashtags inapropriadas” ou falaram de assuntos considerados “antidemocráticos”.
“Cumpra-se.” Diferente dos EUA, em que as demandas do governo eram tratadas como pedidos, no Brasil, as ordens dos tribunais ao X vinham com obrigatoriedade de serem acatadas, forçando os bloqueios mesmo sem a conclusão de processos na Justiça.

Abrindo a caixa de Pandora 🤫

O que está acontecendo neste momento é algo inédito que nunca atingiu outro país. O assunto não sai há dias dos trending topics mundiais.
Respondendo a um jornalista com conta bloqueada no Brasil, Musk prometeu revelar tudo o que Moraes já exigiu ao X e mostrar como isso construiu um estado de censura no nosso país.

A reação do governo 🔜 …

Diante da repercussão do assunto, o governo voltou a defender a regulamentação urgente de todas as redes sociais, dizendo que empresários bilionários não podem violar o Estado de Direito.
Na opinião de políticos de esquerda, Musk diz defender a liberdade de expressão para, na verdade, permitir a divulgação de teorias da conspiração e fake news que atacam a democracia.
👨🏻‍🦲 E o Alexandre? O ministro colocou o dono do X como investigado no inquérito das “milícias digitais” e mandou abrir uma nova investigação exclusiva contra Musk.
Também foi decidida uma multa de R$ 100 mil/dia para cada perfil reativado pela plataforma. Na decisão, Moraes escreveu que “REDES SOCIAIS NÃO SÃO TERRA SEM LEI!”, em caps lock mesmo.
A gravidade: Assessores do ministro chegaram a procurar a Anatel para falar sobre tirar o X do ar em todo o Brasil. As operadoras de telefonia foram colocadas de prontidão para cumprir uma possível ordem judicial que pode vir a qualquer momento.
Se antecipando, Musk recomendou que os usuários brasileiros baixem um VPN — que permite a troca na localização — para continuarem usando a rede.
O que não te contam: Ao longo de seus 18 anos, o X (Twitter) jamais foi bloqueado por autoridades de uma nação democrática.

Foto: Waffle Studios
Fonte: The News

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches
ILUAIE: A Harmonia do Samba Resgatada e Reinventada

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast