A campanha “Solidariedade não tira férias” segue em Macaé para incentivar a doação de sangue em um período considerado crítico, marcado por férias escolares, festas e Carnaval, quando há queda no número de doadores e aumento da demanda por transfusões. A iniciativa é do Serviço Municipal de Hemoterapia, ligado à Secretaria de Saúde. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, na rua Doutor Bueno, 40, Centro, com possibilidade de agendamento online pelo link Doe Sangue.
Segundo o responsável técnico Adelmo Dalmas, o serviço atende hospitais e unidades de saúde da região, incluindo Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus e, eventualmente, municípios como Quissamã, Saquarema e Rio das Ostras. Ele destaca que a complexidade crescente da medicina e o aumento de cirurgias, quimioterapia e hemodiálise ampliam a necessidade de transfusões, agravada por acidentes, violência e surtos de dengue.
Os requisitos básicos para doar incluem: ter entre 16 e 69 anos (com restrições para menores de 18), pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde, descansado, alimentado e apresentar documento oficial com foto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2796-1756.
























