A concorrência foi grande. Escolas Municipais e Estaduais dos 92 municípios do Rio disputaram uma vaga para fazer parte de um projeto educacional da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Desses apenas 4 escolas em todo o Estado foram selecionadas. Uma delas foi a Escola Municipal André Gomes dos Santos de Araruama.
O projeto “Cultura Oceânica” foi aprovado no Edital FAPERJ – Apoio a Melhoria das Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Cada escola beneficiada com o projeto ganhou equipamentos como microscópio, lupa binocular, notebook e datashow, entre outros materiais para laboratório. Além disso, um aluno de cada escola é beneficiado com uma bolsa para “Jovem Talento”, financiado pela FAPERJ.
O projeto Cultura Oceânica tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre o oceano para que os alunos decidam a melhor forma para preservar os ambientes costeiros. Neste processo, são trabalhados conteúdos que aproximam os alunos dos problemas que vivenciam em seu dia a dia para facilitar o entendimento e a aplicação do conteúdo transmitido.
Assim, o projeto trabalha com a temática “Lixo no mar”. Alunos e professores participam de várias atividades práticas, como oficinas e trabalhos de campo.
O projeto é dividido em várias etapas. No primeiro semestre de 2023 estão sendo realizadas ações, como pesquisas, coleta, quantificação e caracterização do lixo recolhido pelos alunos.
Em 2024 todo esse conteúdo irá culminar em um artigo científico e a Escola Municipal André Gomes dos Santos poderá participar, inclusive, de um projeto de pesquisa internacional sobre o tema.
O projeto como um todo é coordenado pelo prof. Dr. Fábio Araújo e a colaboração dos professores Drs. André Senna e André Carvalho, todos professores da Faculdade Formação de Professores da UERJ.
Vale ressaltar que todo o conteúdo pensado para o projeto deve colaborar na formação de cidadãos e futuros profissionais conscientes da necessidade de realização de ações que minimizem os impactos negativos causados pela humanidade aos ambientes marinhos e costeiros.