A Coordenadoria de Pronta Ação (CPA), vinculada à Secretaria de Ordem Pública de Macaé, tem alcançado resultados expressivos no ordenamento urbano e na segurança pública por meio de estratégias de inteligência. Com ações integradas e apoio da sociedade via Ouvidoria, o setor tem quebrado ciclos de insegurança e vulnerabilidade social.
Entre as medidas adotadas estão a retirada de veículos abandonados, fechamento de ferros-velhos irregulares e combate à atuação de guardadores informais, ações que visam coibir furtos e impedir a geração de recursos ligados ao uso de drogas. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, a CPA também realizou o mapeamento e desarticulação de ocupações por usuários de crack, contribuindo para a redução da violência urbana.
A coordenadoria atuou ainda na demolição de imóveis condenados pela Defesa Civil, fiscalização de ambulantes e cassação de licenças irregulares, liberando espaços públicos e garantindo o uso adequado do território urbano.
Segundo relatório do primeiro semestre, foram realizadas 76 ações, incluindo 13 operações de combate ao crack, 52 autuações por ocupações ilegais e a apreensão de 28 veículos abandonados. As ações contam com apoio de diversos órgãos municipais e estaduais, como o 32º BPM e o Proeis.
O coordenador Christian Baldan destaca a importância da participação popular: “Devido à fiscalização, na atual gestão, não surgiram comunidades em áreas públicas em virtude de invasões. A Pronta Ação ampliou muito a sua área de ação. A Ouvidoria da Ordem Pública deve ser usada para as denúncias. Ela é o instrumento que faz a ligação direta entre o serviço público e o cidadão. O contribuinte precisa se sentir pertencente aos processos da cidade”.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones (22) 2796-1328 e (22) 99286-0082, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou presencialmente na rua Gastão Henrique Schuler, s/nº, bairro Botafogo.