Estudo revela consolidação do podcast no mercado midiático

Pesquisa foi realizada pelo Comunique-se em parceria com a Agência de Notícias Dino. Podcasts direcionados para assuntos específicos ganham cada vez mais espaço

O podcast é um formato em ascensão que conquistou cada vez mais espaço junto ao público nos últimos anos, graças à sua versatilidade e capacidade de oferecer conteúdo sob demanda. Com seu formato flexível e diversificado, tem se tornado uma forma popular de entretenimento, informação e comunicação para milhões de ouvintes e espectadores em todo o mundo.

No Brasil, não é diferente, e um estudo recente realizado pelo Comunique-se em parceria com a Agência de Notícias Dino revelou detalhes sobre o mercado de podcasts no país. A pesquisa intitulada “O Mercado de Podcasts no Brasil” foi realizada com o intuito de compreender o impacto desse canal de comunicação em constante evolução.

Em sua primeira edição, realizada em 2022, o estudo abrangeu uma ampla amostra de 1100 participantes, incluindo ouvintes e espectadores regulares de podcasts, produtores e apresentadores do formato. O objetivo era investigar os hábitos e preferências dos brasileiros em relação aos podcasts, além de analisar o panorama atual do mercado.

O download da íntegra da pesquisa pode ser realizado clicando aqui.

Esporte S.A.

Seguindo a tendência de crescimento, a pesquisa revelou o surgimento de podcasts temáticos e nichados, abordando uma variedade de assuntos e interesses específicos.

Um exemplo é o surgimento do podcast “Esporte S.A”, criado pelo Grupo Comunicarte e que será apresentado pelo jornalista Marcelo Hespaña. Com o objetivo de mostrar histórias inspiradoras de personalidades do esporte que também tiveram sucesso na gestão e negócios do setor, o podcast tem a projeção de levar informação aos interessados pelo esporte e empreendedorismo.

“Nossa meta é que o Esporte S/A não seja somente mais um podcast, mas que se torne uma referência no que diz respeito ao sucesso dentro e fora das quadras, pistas e campos, no âmbito esportivo e empresarial”, afirma Hespaña, que possui 25 anos de experiência como repórter em grandes emissoras de televisão onde participou de programas da Rede Globo, como o Jornal Nacional, Globo Repórter e Esporte Espetacular, além de coberturas para os canais SporTV.

No episódio de estreia do podcast “Esporte S.A”, Marcelo Hespaña recebe um convidado de destaque: Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Nando Reis revela em podcast as desavenças no lançamento do álbum Acústico dos Titãs
O que é o Google Podcasts?

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast