Limpeza pós obra: Produtos e cuidados essenciais!

Sabe aquele momento de alívio total quando a obra finalmente acaba? Ele é seguido de um sentimento de desespero quando olhamos ao redor e percebemos a sujeira que o pós obra nos reserva. A faxina final da obra precisa ser feita com muito cuidado e atenção, afinal, esse será o primeiro contato dos materiais e acabamentos instalados com produtos de limpeza.

Manchas nos revestimentos, poeira por toda a parte, e muito entulho pelo caminho. O cenário pode ser caótico, mas calma. Estamos aqui para te ajudar a tirar isso de letra. Primeiramente, para começar a faxina você deve:

Se proteger com luvas e máscaras;
Recolher todo o lixo e organizar visualmente a bagunça;
Abrir espaço para a limpeza deixando o imóvel vazio.
Feito isso, vamos para os cuidados necessários e procedimentos adequados para a limpeza de cada acabamento da construção. Continue com a gente e confira!

1- Isole e proteja as instalações elétricas
A primeira limpeza é pesada, então é importante cuidar de não atingir as instalações elétricas com produtos líquidos ou água. Por isso, isole e proteja esses acabamentos apropriados para proteger essas instalações. Mas caso você precise improvisar, algumas opções são válidas, como:

Lonas;
Fita adesiva;
Papelão;
Plástico.

2- Comece a limpeza pós-obra de cima para baixo
Uma ótima dica para quem quer ter mais atenção e cuidado na limpeza pós obra é começar pelo teto. Quando a gente começa a limpar de cima para baixo, seja em relação aos andares da casa ou à posição interna dos cômodos, a faxina é bem mais rápida. Isso evita retrabalho, afinal, se começarmos a limpar pelo chão e depois limparmos os vidros ou tetos, a sujeira de cima pode cair no chão e prejudicar o trabalho feito.

 

3- Use produtos especializados em limpeza pós obra
Para uma boa limpeza, sem que nenhum ponto seja danificado, é preciso utilizar os produtos específicos para cada tipo de material. A aplicação das ceras não é recomendada, na maior parte dos casos. Então pesquise e entenda o que comprar para limpar cada área antes mesmo de colocar a mão na massa.

Procedimentos para cada tipo de limpeza
Pisos cerâmicos: enxágue o piso retirando os resíduos de sujeira, depois aplique os produtos específicos para a limpeza seguindo as recomendações do fabricante.
Porcelanatos: use detergentes neutros diluídos em água e com o apoio de panos macios. Para esse material não é indicado o uso de produtos como ácido fluorídrico, ácido muriático, impermeabilizantes, ceras e vassouras de cerdas duras, pois podem arranhar a superfície do piso.
Vidros: você pode usar uma solução de 5 litros de água para 1 colher de sopa de vinagre ou detergente neutro e 1 colher de sopa de álcool. Depois, é necessário aplicar o limpa vidros e secar para finalizar.
Rejuntes: normalmente pedem o uso de água sanitária e cloro, porém existem opções caseiras que podem ser utilizadas, como o vinagre branco ou bicarbonato de sódio com limão. Aplique as soluções e espere agir.
Metais: água e sabão neutro, combinados com o uso de um pano macio. Para polir o metal, utilize uma solução de bicarbonato de sódio com água.
Pisos de madeira: comece varrendo o chão com uma vassoura de cerdas macias, depois passe um pano úmido com produtos adequados para esse material.
E aí, gostou das dicas? Compartilhe com mais alguém!

Conheça aqui revestimentos indicados para paredes externas
Segurança na construção: Siga essas 4 medidas!

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast