Macaé, reconhecida como o segundo melhor ambiente de negócios do Brasil pela Revista Exame e como maior hub de gás do país, foi destaque no Workshop ARH: “Macaé 2025, Negócios e Oportunidades no setor de O&G”. O evento aconteceu na Firjan/Senai Macaé com o apoio da Prefeitura.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, apresentou oportunidades do setor de óleo e gás, destacando que Macaé abriga o maior terminal aéreo offshore do mundo, possui a segunda maior rede hoteleira do estado e lidera no planejamento orçamentário segundo a Revista Istoé. Desde 2021, a cidade gerou 38 mil empregos e acumula investimentos bilionários, como os R$ 123 bilhões do Plano de Negócios da Petrobras e a expansão do Aeroporto de Macaé.
O secretário executivo Rafael Manhães de Carvalho reforçou a importância de reter empregos locais, destacando a necessidade de engajamento entre o Poder Público e empresas. Também se mencionaram os 27 mil negócios estabelecidos e o impacto do projeto da indústria de fertilizantes, que promete gerar de 5.000 a 7.000 empregos diretos na construção e centenas na operação.
O evento ressaltou a agilidade da cidade em atrair investimentos com uma gestão sustentável, segurança jurídica e eficiência nos processos.