O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, participou da abertura do seminário “Fundos Soberanos e a Agenda Climática: Desafios e Oportunidades”, no Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros (FFSB), que acontece nesta sexta-feira (09/08) na Casa G20, em Ipanema, Zona Sul do Rio. A cidade constituiu o Fundo Soberano em 2017 e, após o último aporte realizado, ultrapassou a quantia de R$ 1,8 bilhão, recurso que poderá ser utilizado no futuro para manutenção das políticas públicas existentes e em investimentos para fomentar o desenvolvimento local sustentável.
Durante o seminário, foi debatida a viabilidade de que os investimentos dos fundos se voltem a projetos estruturantes em âmbito local ou regional, um dos principais anseios dos fundos subnacionais hoje em operação no país. Em seu discurso, Fabiano Horta comentou o objetivo do Fundo Soberano de Maricá.
“Em 2017, começamos a construção do nosso fundo soberano com uma objetividade: pensar que a finitude do petróleo precisa construir, para nós, uma matriz futura do desenvolvimento social, econômico e ambiental. Essa foi a motivação essencial na construção do fundo, que passou para a cidade guardar um elemento vinculante a um conjunto de políticas sociais amplas da cidade e que dialoga com tarifa zero, renda básica de cidadania como valor importante”, disse Fabiano.