(Imagem: Arab News | Reprodução)
Para além das trincheiras, o confronto entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza também está impactando duas das maiores redes do mundo.
Depois da divulgação dos resultados do ano passado, McDonald’s e Starbucks culparam os boicotes como responsáveis pelas vendas bem abaixo do esperado.
Pra se ter uma ideia, as ações do Méqui caíram depois que a empresa relatou uma queda na demanda em países de maioria muçulmana e na França;
Além da diminuição nas vendas no Oriente Médio, o Starbucks disse que o movimento de clientes caiu até mesmo nos EUA.
Qual a razão disso? O McDonald’s anunciou descontos e até lanches de graça para soldados em Israel. Já o Starbucks processou funcionários que fizeram um manifesto pró-Palestina.
Outras empresas como Coca-Cola, Nestlé, Domino’s e BK também estão na lista de empresas boicotadas devido aos conflitos em Gaza.
Além dos palestinos estarem evitando as lojas americanas no Oriente Médio, alguns protestos e até atos de vandalismo foram registrados em unidades nos próprios EUA.
Zoom out: Com 10% das unidades internacionais no Oriente Médio, foi a 1ª vez em 3 anos que o McDonald’s não atingiu as expectativas de vendas. Já o comércio do Starbucks fora dos EUA ficou quase 50% abaixo do esperado.
Fonte: The News