Nos dias 25 e 26 de julho, Campos dos Goytacazes será uma das 25 cidades fluminenses a receber a 23ª edição do Festival Sesc de Inverno, um dos maiores eventos culturais multilinguagem do Brasil. Com mais de 700 horas de programação e cerca de mil artistas envolvidos, o festival promove mais de 200 atividades em diversas linguagens artísticas, sendo 95% delas gratuitas.
No Farol de São Thomé, o público poderá conferir shows gratuitos a partir das 22h: no dia 25, o grupo de pagode Pique Novo celebra 30 anos de carreira com seus sucessos; e no dia 26, a banda Rastapé anima com seu tradicional forró e comemora 25 anos de estrada.
Com o tema “Nosso Lugar”, o festival propõe uma reflexão sobre o pertencimento aos territórios e à cultura local, indo além da geografia para valorizar as conexões simbólicas e afetivas com a terra. A programação inclui música, teatro, dança, literatura, circo, cinema e artes visuais, com atividades também em cidades como Petrópolis, Nova Friburgo, Búzios, Maricá, Rio das Ostras e Miguel Pereira.
Segundo o presidente do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, o festival fomenta a cultura, o turismo e a economia local, especialmente em cidades fora do circuito tradicional de grandes eventos culturais.
Foto: Washington Possato