A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), ampliou na manhã deste sábado (05/10) o número de estações de bicicletas compartilhadas na cidade. Ao todo, mais 30 vermelhinhas foram disponibilizadas para a população na Arena Flamengo (10 vermelhinhas adultas) e na Praça de Bambuí (20 entre adulta e infantil).
Com a iniciativa, a EPT avança em sua missão de promover uma cidade mais sustentável e acessível, ampliando a mobilidade em todo o município, totalizando 350 bikes compartilhadas, sendo 28 estações com 280 bicicletas para adultos e sete estações com 70 bicicletas para crianças.
Para Sandro Ferreira que levou o neto Bernardo Henrique para aproveitar a novidade, as novas estações auxiliam os moradores no deslocamento mais rápido. “Eu adorei essa novidade. Agora poderei ir na farmácia, comprar um pão com mais rapidez. Sem contar que posso trazer o meu neto para aprender e andar em um lugar tranquilo”, disse o morador de Bambuí, destacando que o programa não apenas contribui para a redução do tráfego e da poluição, mas também incentiva a prática de atividades ao ar livre, promovendo um estilo de vida mais saudável.
Sistema de bicicletas gratuitas
O sistema gratuito de bicicletas compartilhadas de Maricá foi inaugurado em março de 2021. A reserva é feita pelo aplicativo “Vermelhinhas EPT”, disponível nas plataformas Android e iOS. Após o cadastro, o usuário poderá retirar a bicicleta na estação de sua preferência. O mesmo acontece no momento da devolução, desde que o tempo de utilização, de uma hora para dias da semana e de duas horas para sábados, domingos e feriados, seja respeitado. Em ambos os casos, uma nova reserva só poderá ser feita após intervalo de 15 minutos. Para conferir a localização das 25 paradas disponíveis, basta acessar o aplicativo “Vermelhinhas EPT”, disponível para Android e iOS.