A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e em parceria com o Grupo de Voluntárias Patinhas Alegres RO, apoia o projeto “Cão Comunitário”. Neste mês, foi instalada uma casinha para cães no Posto Shell, no Jardim Mariléa.
O projeto conta com o apoio do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal (PSA) de Rio das Ostras e coloca em prática o decreto de 03 de junho de 2016 da Administração Pública.
Pelo referido decreto, fica considerado “Animal Comunitário” aquele que, apesar de não ter proprietário definido, pela convivência na comunidade estabelece com a população do local vínculos de dependência e de manutenção. O tutor do animal comunitário é qualquer indivíduo que o projeta, dê amparo ou assistência.
O animal comunitário será, preferencialmente, mantido no local onde se encontra e sob fiscalização de técnicos do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal.
“Acabamos de ganhar a primeira casinha, dando início ao Projeto Animal Comunitário, idealizado pela Prefeitura de Rio das Ostras e concluído pela Patinhas Alegres. Juntos somos muito mais! Uma vontade, um sonho, uma conquista, várias parcerias e muito amor por esses seres de patas”, comemora Priscilla Gomes, responsável pelo Grupo de Voluntárias Patinhas Alegres.