PREFEITURA DISCUTE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS

Evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a participação de autoridades locais, representantes da sociedade civil e de projetos ambientais

A Prefeitura de Carapebus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na última sexta-feira (24), na Igreja Metodista Central, a Oficina Pública de Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O evento contou com a participação do vice-prefeito, Marcelo Borginho, que representou o prefeito Bernard Tavares; da secretária de Meio Ambiente, Melina Nascimento; equipe da Semamb; representantes da sociedade civil e de projetos ambientais, como o Ambiente Jovem e do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC).

Durante o evento, foi realizada a apresentação do plano municipal, pelo arquiteto urbanista da Empresa DRZ Gestão de Cidades, Agenor Martins. A empresa, que é de Londrina (PR), foi contratada para elaborar o plano para o município de Carapebus, que foi contemplado, por meio de edital, da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

Melina explicou que o evento teve o objetivo de fazer com que a população carapebuense sugere  e opine como o plano pode ser elaborado, para que efetivamente seja colocado em prática no município, visando também esclarecimentos à população quanto à gestão atual de resíduos sólidos, como a destinação de lixo domiciliar. Ainda segundo Melina, o plano municipal é um documento que foi apresentado e vai servir como base para auxiliar na redução da geração dos resíduos sólidos e o que for gerado, fazer da forma eficiente e correta.

Melina destacou ainda que o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos contribui também para reduzir despesas para os cofres públicos. “Nós conseguimos, por meio desse plano, reduzir os resíduos que destinamos hoje para os aterros sanitários. A destinação a esses aterros custa, em média, em torno de R$ 200 mil. Já com o plano municipal, não há custos à gestão pública e contribui também para o aumento do ICMS Ecológico, que também é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas ambientais para o nosso município”.

Borginho avaliou o evento de suma importância e contribui ainda mais para a preservação do Meio Ambiente. “Carapebus vem abrindo oportunidades como essa oficina para a população participar, sugerir, opinar, se conscientizar e aprender como gerar, de forma correta, os nossos resíduos sólidos. Além de orientar toda a população, a oficina também ensina a nos preparar para essa questão. E a atual gestão também está focada nisso, tratar os resíduos sólidos da forma adequada”.

Fonte: Prefeitura

PREFEITURA DE CARAPEBUS REALIZA FORMATURA DE MAIS 4 TURMAS DOS CURSOS DO SENAI
CONCLUÍDA PAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA DA PRAIA DE CARAPEBUS EM TEMPO RECORDE

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast