Através de uma parceria intersetorial envolvendo as Secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e acessibilidade; Secretaria Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e Universidade Federal do Rio de Janerio (UFRJ), o Projeto “Café com Vivências” ganhou vida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Nova Esperança, em Macaé, por meio do Programa de Atenção Integral á Família (PAIF).
Inscrito na Categoria Atendimento ao Cidadão / Pequenas Iniciativas, o projeto conquistou o 2º lugar no III Prêmio Servidores Inovadores, promovido este ano pela Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, por meio dos servidores públicos: Marcos Ferreira Lopes, Elisa Paula e Silva e Jaqueline Gomes Monteiro de Barros. A finalidade foi sensibilizar, mobilizar e articular uma rede de apoio e acessibilidade às moradoras das localidades.
De acordo com Marcos Ferreira, professor/coordenador do CRAS Nova Esperança, despertar o protagonismo, a identidade e promover qualidade de vida em virtude das hostilidades do território também fazem parte do objetivo do “Café com Vivências”, que acontece com a proposta de rodas de conversa regulares entre as moradoras e parceiros/convidados das várias políticas públicas e iniciativas privadas.
“A ideia surge de uma demanda apresentada pelas mulheres, referenciadas no CRAS, mães dos adolescentes que na época participavam de um curso preparatório para o processo seletivo do Programa Nova Vida. Então, surge o Projeto ‘Café com Vivências’, uma proposta de um ambiente de escuta qualificada e articulação com a rede de atendimento socioassistencial”, explicou Marcos.
Iniciado em 2022, o ‘Café com Vivências’ vem ampliando as parcerias. Neste ano foi lançado o livro “Mulheres que pariram a esperança – narrativas femininas sobre a vida”, uma construção das mulheres participantes do projeto e resultado do trabalho que vem sendo realizado e construído. Desta forma, a equipe ressalta a importância de pensar em novas formas de atendimento à população diante de uma sociedade cada vez mais tecnológica.
“A ideia de melhorar o atendimento da população nos trouxe resultados visíveis, comportamentais, e era o que de fato, motivava a equipe de trabalho. Conquistar o segundo lugar nos traz a sensação de que todo esforço que temos despendido na execução de nosso trabalho valeu e vale muito a pena. E que a nossa equipe e as secretarias envolvidas seguem buscando qualidade no atendimento. E estamos conseguindo”, encerrou o representante do grupo.