A Prefeitura de Carapebus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com os Programas Saúde na Escola (PSE) e Educação e Saúde, da Vigilância em Saúde, encerrou nessa quinta-feira (28), a programação das campanhas Setembro Amarelo e Setembro Verde, com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Municipalizada Camboim, no bairro Ubás.
Os alunos participaram de palestras com os temas de prevenção ao suicídio e à inclusão de pessoas com deficiência.
Segundo a assistente social e responsável pelo PSE, Sandra Márcia Alves de Souza Barreto, ao longo desta semana, os alunos do Camboim participaram de palestras também voltadas à prevenção da dengue, chikungunya e zika vírus, com a bióloga Mayane Martins, da Vigilância Sanitária e Ambiental; sobre Alimentação Saudável, com o nutricionista Guilherme Alvarenga. Já a enfermeira Zilnea Quintana, coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo e Doenças Crônicas, abordou questões importantes para prevenção ao suicídio, tema da Campanha Setembro Amarelo. Ela explicou aos alunos que o município de Carapebus possui unidades para tratamento da saúde mental, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Dentro da Campanha Setembro Verde, a fonoaudióloga Aline Barreto, do Centro Municipal de Atenção Especial (CEMAE), falou aos alunos, sobre o uso excessivo de fones de ouvido e do telefone celular, destacando que nos dias de hoje, os alunos, que se enquadram na faixa etária da adolescência, devem tomar cuidado com a exposição na internet e evitar serem vítimas do cyberbullying, que é a prática de bullying por meio de ambientes virtuais, como as redes sociais e aplicativos de mensagem. “O bullying consiste em perseguição, humilhação, intimidação, agressão e difamação. E isso pode causar transtornos à saúde mental e que podem levar, por exemplo, ao suicídio. E o uso incorreto do telefone e fone de ouvido pode causar deficiência auditiva, que é um indicador do Programa Saúde na Escola”, explicou Sandra.
Sandra, ao final, agradeceu a parceria da direção da escola Camboim, que providenciou alimentação aos alunos, bem como pela participação de professores e funcionários da escola no evento.
“O PSE atua em parceria com as escolas e secretarias. E, mais uma vez, a diretora do Camboim, Eucrenir Maciel de Lima, nos abraçou e deu todo suporte para os alunos se alimentarem de forma saudável. E dessa maneira, seguimos levando essas mensagens importantes, que proporcionam também a cultura de paz. Porque, desse modo, os alunos aprendem mais a ter uma vida saudável, aprendendo também a se importar com a saúde mental e com os outros”.
Fonte: Prefeitura