Rio das Ostras realiza Campanha Novembro Azul e alerta para cuidado com a saúde masculina

Unidades de saúde realizam atividades durante todo o mês e Dia D aos sábados

Novembro é o mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. Em Rio das Ostras, a Campanha Novembro Azul tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina. As unidades de saúde realizam atividades durante todo o mês, entre essas atendimento médico, exame PSA (exame utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata) e atualização vacinal.

A Secretaria de Saúde também preparou Mutirões, o Dia D, dentro das unidades de saúde nos dias 18/11 e 25/11, com atendimento médico, atualização vacinal, testagem de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e realização de exames laboratoriais.

Confira as unidades que realizarão o Dia D:

SÁBADO – DIA 18 – DAS 8H ÀS 17H

Estratégia de Saúde da Família Cidade Praiana

Rua Santa Catarina , s/nº – Cidade Praiana

Estratégia de Saúde da Família Dona Idimeia

Avenida Linda, s/nº – Nova Esperança

Estratégia de Saúde da Família Operário

Rua Cantagalo, s/nº – Operário

SÁBADO – DIA 25 – DAS 8H ÀS 17H

Centro de Saúde Rio das Ostras

Avenida Guanabara, s/nº – Extensão do Bosque

Estratégia de Saúde da Família Âncora

Rua das Acácias, nº 615 – Âncora

Estratégia de Saúde da Família Nova Cidade

Rua Inajara, s/nº – Nova Cidade

CÂNCER DE PRÓSTATA – Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer nesse público. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos por ano.

É fundamental que os homens façam o acompanhamento médico de rotina. Homens que apresentam alguma alteração suspeita, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina, devem procurar uma unidade de saúde. A investigação do câncer de próstata se dá pelo exame Antígeno Prostático Específico, o PSA, e exame de toque retal. Para confirmar a doença, também é preciso realizar biópsia, indicada caso seja encontrada alguma alteração nos exames anteriores.

Inscrições para vagas nas Creches de Rio das Ostras em 2024 começam na segunda, dia 13
UFF Rio das Ostras promove VII Semana de Cultura Afrobrasileira

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast