Rio+Saneamento inicia obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água para melhorias no abastecimento de Rio das Ostras

Em outubro, a unidade vai receber novos floculadores e decantadores em estrutura metálica e novos filtros em concreto armado que garantem mais qualidade e eficiência no sistema de tratamento e distribuição de água na cidade

O projeto de solução definitiva para o sistema de abastecimento de água de Rio das Ostras entrou em mais uma etapa importante. Depois de uma sequência de melhorias nas unidades operacionais realizadas no decorrer do primeiro ano de operação no município, a Rio+Saneamento deu início às obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA Rio Dourado). As atividades seguem firmes dentro do planejamento para garantir melhor distribuição de água já no próximo verão.

A cada etapa, o projeto da ETA vai ganhando forma. Segundo o superintendente regional da Rio+Saneamento, Christian Portugal, as obras de fundação estão em andamento para a construção da base que vai receber, já em outubro, duas novas estruturas pré-fabricadas (floculador e decantador) e três novos filtros construídos “in loco” para a ETA.

“Nesta fase da obra, a chegada destes módulos metálicos e filtros visa a ampliação da capacidade de produção na unidade em 35%. Depois disso, vamos ter a construção hidráulica da nova ilha de armazenagem destinada aos produtos químicos para tratamento da água, além da instalação de quatro conjuntos geradores de energia para toda a estação”, destacou.

Ainda de acordo com o superintendente, outro ponto importante de melhoria do sistema é a troca do leito filtrante dos seis filtros já existentes na Estação de Tratamento, que vai garantir mais qualidade da água e mais eficiência em todo processo de funcionamento e produção desta unidade.

Além da ETA, a Rio+Sanemanento está atuando em ações de melhorias e obras de adequação na Captação Ponte do Baião. Em agosto, a concessionária colocou em operação duas bombas flutuantes, que foram instaladas dentro do Rio Macaé e serão responsáveis por captar água do rio no período de estiagem, quando o nível fica mais baixo e a entrada de água para o abastecimento da população fica reduzida, sendo uma ação que garante mais segurança operacional para a unidade.

Estas intervenções estão também interligadas às obras da nova adutora do Contorno, iniciadas em janeiro e que estão chegando à fase final.

Os investimentos para o projeto de Rio das Ostras somam R$ 60 milhões e contemplam a parte de infraestrutura, adutora e as ampliações da Estação de Tratamento e Captação.

“Temos um grande pacote de obras que visa o sistema de abastecimento como um todo e um futuro com volume de água muito maior e com mais qualidade de vida para toda a população. Passamos por várias intervenções emergenciais necessárias para recuperação dos ativos, troca de equipamentos, tecnologia e outras melhorias nas unidades operacionais, e sentimos melhora no fornecimento de água a cada dia. Agora, os investimentos são em obras mais estruturantes, que vão trazer, já nos próximos meses, uma realidade diferente e transformadora ao sistema de abastecimento do município de Rio das Ostras”, concluiu Christian Portugal.

Autoexame de Mama: Um Passo Importante na Prevenção do Câncer de Mama
Shopping Plaza Rio das Ostras realiza entrega de chaves aos empresários

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast