Secretaria de Educação de Maricá promove Semana da Alfabetização em unidades da rede pública

Para marcar o Dia Internacional da Alfabetização, celebrado no último dia 08/09, a Secretaria de Educação de Maricá, realiza desde o dia 09/03, a Semana da Alfabetização com diversas atividades de valorização da leitura envolvendo todos os alunos da rede municipal de ensino. Dentro do cronograma proposto, os estudantes escrevem poemas e poesias, participam de saraus e de atividades educativas como confecção de pipas e gincanas infantis.

Nesta quarta-feira (11/09), 200 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (6 a 10 anos de idade) da Escola Municipal Benvindo Taques Horta, em Ubatiba, participaram de atividades como leitura ao ar livre, expuseram poemas trabalhados junto aos professores dentro de sala de aula e as pipas confeccionadas. Além disso, as crianças se divertiram com brincadeiras como amarelinha, peteca, e cabo de guerra.

Gerente de alfabetização da Secretaria de Educação, Alessandra Iguassú falou sobre a importância da data no cotidiano nas escolas, que vai desde o Ensino Fundamental à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). “Por ser uma ocasião de reconhecimento mundial, é necessário que as famílias também compreendam a importância da participação delas no desenvolvimento de seus filhos, no processo de alfabetização, de compreensão e leitura de mundo”, afirmou.

Papel do professor  na educação

O diretor da escola, Guilherme Santos Muniz, falou do papel do educador no processo de formação dos alunos. “O nosso papel como direção é disseminar as boas práticas, principalmente da leitura, para que ela não caia em desuso. Porque com a inserção da tecnologia, o livro físico some do dia a dia do aluno. Então, isso traz um pouco dessas memórias, dessas práticas que devem ser inseridas no contexto familiar”, disse.

Professora do 4º ano do Ensino Fundamental, Ana Paula Soares Cunha, explicou que trabalha com a sua turma a ampliação dos vocabulários. “É de suma importância a criança estar lendo e entendendo aquilo que ela está lendo. Eu vejo com bons olhos esse trabalho que está sendo realizado hoje aqui, porque muitos estão procurando o poema que fez. Então, é um trabalho muito válido e eu creio que a educação em Maricá tem voltado para isso. Não só para escrever e ler, mas para o entendimento daquilo que estava lendo”, disse.

Participando das atividades, a pequena Sofia Tavares, de apenas 10 anos, escreveu uma poesia sobre pipas durante as atividades especiais de sua escola. “A poesia falava da pipa como é linda e mágica porque quando a gente solta uma pipa ela dá uma inspiração na gente”, disse a aluna do 4º ano do Ensino Fundamental. “Quando a gente escreve, além de melhorar o nosso raciocínio, a gente pega mais coordenação motora e melhora a nossa escrita”, concluiu feliz.

Alunos de curso do Museu Casa Darcy Ribeiro têm aula especial com o historiador Antonio Marcelo
Festival “Tecendo Memórias – Maricá” acontece neste fim de semana no CEU, na Mumbuca

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast