Encontro, com os moradores e gestores públicos, acontece no dia 26/04, às 18h, no auditório do Banco Mumbuca
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, está com inscrições abertas para terceira audiência pública do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que acontece na quarta-feira (26/04), às 18h, no Banco Mumbuca, no Centro. Para participar da audiência pública é necessário realizar uma inscrição prévia no link (faça aqui). O objetivo é apresentar a versão preliminar do documento de propostas para a mobilidade do município com indicações para a melhoria de serviços, estruturas e de deslocamento na cidade.
No documento estão incorporadas as contribuições das audiências públicas anteriores, das oficinas comunitárias e oficinas internas com os órgãos municipais, além do questionário online que ficou disponível entre os dias 13 e 27 de abril. Nesta quarta-feira (19/04), a Secretaria de Urbanismo apresentou a proposta do Plano ao grupo intersetorial da prefeitura, formado por representantes de secretarias e autarquias, e ao Conselho da Cidade.
As questões apontadas (veja aqui) destacam a padronização das calçadas com conforto e segurança, indicam as ruas necessárias para manutenção, sinalização de ciclovias, integração intermodal e a adequação da frota de ônibus.
Em relação às diretrizes para o transporte, o documento estabelece a implantação de pistas exclusivas de ônibus ao longo da RJ-106, a reprogramação operacional em dias úteis, reorganização da rede de linhas integradas por terminais, estações e pontos de embarque e desembarque. Também contém indicações dos eixos da Estrada dos Cajueiros com a proposta de implantar a seção de via arterial em alguns trechos, com a implementação de binários em outros.
Plano de Mobilidade
O Plano de Mobilidade é um instrumento de planejamento e gestão que tem o objetivo de melhorar as condições de deslocamento no município e do acesso amplo aos bens e serviços, priorizando o transporte coletivo e o não motorizado. Ele propõe um conjunto de diretrizes e propostas de ações que conduzam à modernização das infraestruturas e sistemas de transportes, de modo integrado aos instrumentos legais, como o Plano Diretor.
Em março, a Secretaria de Urbanismo realizou oficinas de propostas com gestores das secretarias e autarquias e com os moradores. Entre as ideias sugeridas estão: expansão de ciclovias, campanhas educacionais em escolas e auto escolas, ordenamento do trânsito com criação de mais três mil vagas de estacionamento rotativo, padronização das calçadas, instalação de semáforos e criação de eixo cicloviário em Itaipuaçu; cicloativismo pedagógico para crianças e jovens; extensão da ciclovia na RJ-114 até o Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba e ciclofaixa na Avenida Maysa no trecho entre Cordeirinho e Ponta Negra.
Os gestores também apontaram vias alternativas de acesso ao aeroporto municipal para desafogar o Centro da cidade; a criação de um sistema viário para os parques industrial, no distrito de Ponta Negra, e tecnológico, em Ubatiba; para o viaduto do Flamengo, duplicação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) até o bairro Condado; pavimentação de ruas em Itaipuaçu; e o estudo de um sistema binário para melhorar o trânsito na rotatória da Mumbuca, um dos principais gargalos da região central e via de ligação à rodovia.