Más notícias para os madrugadores de plantão. Segundo um novo estudo, trocar o dia pela noite com frequência — ou o famoso “jet lag incorreto” — está associado a um risco maior de câncer.
Já tinha sido demonstrado que essa alteração está ligada a vários problemas de saúde, mas a sua relação com o câncer ainda não estava comprovada.
Como funcionou? Os pesquisadores colocaram alguns camundongos em sincronia com o ciclo natural do dia e da noite, e outros alternando os períodos de luz e escuridão de forma desregular.
Os resultados mostraram que os animais do segundo grupo desenvolveram espontaneamente câncer de fígado em células hepáticas — além de terem apresentado uma vida útil bem mais curta.
A relevância: Essa descoberta aumenta a conscientização sobre o risco aumentado de câncer para pessoas que trabalham em turnos noturnos por muito tempo ou que fazem viagens por vários fusos horários.
🔦 Mostrando que existe luz no fim do túnel, quando os camundongos voltaram ao ritmo normal, o padrão de expressão genética foi restaurado. Ou seja, pra quem consegue mudar os hábitos, ainda dá tempo.
Fonte: The News