Na busca por uma assistência social mais eficaz e abrangente, a Secretaria de Assistência Social do município de Rio das Ostras promoveu uma capacitação intitulada “Fortalecendo o processo de trabalho técnico no âmbito do SUAS”. O evento aconteceu nesta quarta, dia 28, no Teatro Municipal Joel Barcellos, e teve como objetivo consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município para proporcionar um
a rede articulada e promotora de ações de proteção social básica e especial. A capacitação garante a segurança e a evolução no atendimento à população.
A ação começou bem animada com dinâmicas de integração e em seguida foi ministrada a palestra “Vulnerabilidade, risco, proteção ou violação: uma discussão acerca de conceitos”.
A iniciativa surgiu a partir de debates ocorridos na última reunião geral da equipe técnica, bem como de visitas de assessoria e monitoramento realizadas pelas equipes de proteção social básica, proteção social especial, vigilância socioassistencial e reuniões de rede. Com temas centrais voltados para a vulnerabilidade social, risco social, violência, negligência, violação de direitos e outros assuntos correlatos, a capacitação buscou fortalecer o conhecimento e as habilidades dos servidores no atendimento aos diversos desafios enfrentados no campo da assistência social.
Fortalecendo a rede de garantia de direitos e o trabalho da Vigilância Socioassistencial do município, as equipes técnicas da Secretaria de Assistência Social passarão a utilizar a Ficha de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada do SINAN – Sistema de Informações de Agravos de Notificação a partir da capacitação realizada pela Secretaria de Saúde.
Essa medida é fruto de anos de construção e debates da rede de proteção e conta com diversos atores envolvidos e com a parceria da Vigilância Epidemiológica. O objetivo principal é aprimorar a coleta de informações sobre agravos sociais, inclusive permitindo um mapeamento mais preciso das demandas e as devidas intervenções para o aperfeiçoamento das políticas públicas.
A secretária de Assistência Social, Eliara Fialho, destacou a importância da capacitação para o aprimoramento do atendimento. “Estamos investindo no fortalecimento do processo de trabalho técnico no âmbito do SUAS, visando alcançar uma maior eficácia e eficiência nos investimentos públicos, além de fornecer uma assistência social de qualidade à população de Rio das Ostras. Essa capacitação é um passo importante para consolidarmos o SUAS como um sistema articulador e provedor de ações de proteção social, garantindo a efetivação dos direitos e o bem-estar de todos os cidadãos”, afirmou a secretária.
A capacitação ocorreu em um momento oportuno, com a convocação de novos servidores por meio de concurso público pela Prefeitura de Rio das Ostras. Servidores de todos os níveis de escolaridade participaram do encontro, demonstrando o compromisso do município em aprimorar sua equipe técnica e ampliar os serviços oferecidos aos cidadãos.